As praças têm uma grande importância para a população, são nelas que está refletida a identidade do povo que habita e compartilha relações de convivência daquela região. Em Arraial d’Ajuda – Bahia, denominada Praça do Cruzeiro, está sendo estudado uma revitalização que irá compor os três pontos turísticos da cidade: Praça do Cruzeiro, Fonte de Nossa Senhora d’Ajuda e a Igreja Matriz.
Localizada na entrada da cidade de Arraial, o local já é considerado um dos principais pontos de encontro e lazer dos moradores e visitantes que chegam à cidade, mas que hoje encontra-se defasado. De acordo com a comunidade, o objetivo da reforma é melhorar a qualidade de vida e contribuir para a sociabilidade da população, além disso o local tem uma vista incrível para o mar e compõe um dos 3 pontos religiosos da cidade, fazendo alusão à Santíssima Trindade.
O principal conceito da revitalização da praça é trazer principalmente ao turista um local de contemplação tanto na parte espiritual, quanto na parte da beleza natural do local. O cruzeiro existente será substituído e será posicionado em frente ao sol nascente, ao leste, fazendo referência ao Deus Pai.
Uma passarela em aço com aproximadamente três metros de comprimento será acrescentada para melhor aproveitamento do espaço. O guarda-corpo será em madeira e latão, criado pelo artista plástico da região Geraldo Casado.
O piso com sete listras que se unem, faz alusão aos sete dons do espírito santo e aos 7 dias da criação, sete é um número sagrado para os cristãos, e a praça faz parte desta história, juntamente com a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda e a fonte. Além disso, haverá um local destinado a estacionamento de carros, vans e um bicicletário trazendo a população mais praticidade e segurança.