Igreja Santa Terezinha Fachada

Igreja Santa Teresinha – Adequação Litúrgica

por Nubia Potrich

por Nubia Potrich

O movimento ascensional sugerido pela forma ascendente da torre da fachada principal da Igreja Santa Teresinha da Paróquia São Felipe em Cachoeiro de Itapemirim-ES é um convite a elevar o coração e a mente ao Deus Altíssimo e assim ter o coração sempre elevado e disponível ao louvor. A torre termina em forma de cruz, o símbolo cristão de comunhão entre o céu e a terra.

Igreja Santa Terezinha Fachada
Antes da Reforma

Os elementos arquitetônicos, como o vitral, cúpula heptagonal e a cruz, favorece para que o verdadeiro cristão se envolva por completo e entre na casa de Deus com todo amor e dedicação. 

Em toda extensão da fachada utilizamos a estrutura de forma a nos auxiliar no conceito do projeto. Como toda a estrutura era composta por pilares aparentes, fizemos desse recurso um ponto positivo e avivamos do coração dos fiéis, deixando explícitos em cada coluna, os 12 (doze) Apóstolos que compõe a igreja de Cristo. 

Na torre sineira os sons dos sinos (em bronze) desde o antigo testamento identificam-se com o “som da divindade” e tocam “ouvido e coração”. Hoje em um mundo com grandes arranha-céus e meios de comunicação avançados, com maior razão ainda se devem construir torres cristãs.

SÃO CAROS MAIS DURAM PARA SEMPRE!

Benção dos Sinos – Se tornam de caráter sacramental – Anunciadores da hora de Cristo. 

  • Às 06 horas (primeira hora) – Novidade da Ressureição;
  • Às 09 horas (hora terça) – O Milagre de Pentecostes;
  • Às 12 horas (hora sexta) – O Senhor pregado na cruz;
  • Às 15 horas (hora nona) – O Senhor morre e emite Seu Espírito;
  • Às 18 horas (hora décima segunda) – A sepultura e “repouso do amado” até que ele retorne. 

Simplificação: Oração do Angelus.

Na parte interna da Igreja o ponta pé inicial foi valorizar os arcos ogivais já presentes nas janelas em toda extensão da nave principal. 

Na parede do presbitério utilizamos esse mesmo arco que aponta Cristo na cruz, ou seja, a vitória de Cristo sobre a morte. 

Com laterais simétricas, destacamos em cada lado uma imagem. No lado direito apresentamos a imagem de Santa Teresinha, padroeira da comunidade e do lado esquerdo a imagem do Imaculado coração de Maria.

A união dessa fronte se dá por um círculo, símbolo perfeito gerado pelo centro. Essa manifestação do centro significa a perfeição, harmonia e unidade. Exemplo: nas antigas igrejas cristãs no centro de suas abóbodas, surge o Cristo circundado pelos apóstolos, mas embaixo os santos e os fiéis. 

Nesse centro é composto pelo elemento mais importante de uma celebração, o Altar! 

O Altar é Cristo, centro de todo o edifício. “A pedra angular do edifício de pedras vivas.” O “centro” e coração do Corpo Místico. O altar é o lugar do mistério pascal. O próprio Senhor entrega-se em banquete pascal para liberdade e vida da comunidade eclesial. O altar que dá razão do espaço celebrativo cristão e sacraliza tudo e todos que o envolvem.

Presbitério Lateral

Ao lado e mais à frente, como forma da comunidade acolher a palavra de Deus, localiza-se o ambão. Lugar alto, do anúncio, e comparado à pedra do sepulcro da ressurreição, pois é o próprio Senhor que primeiro se anunciou e testemunhou.

Na entrada da igreja Santa Teresinha, trabalhamos com a iconografia da Anunciação do anjo Gabriel a Maria. A esposa de Deus vem abrir uma a porta do céu para nós, e essa porta é Cristo, por isso a iconografia é feita acima da porta principal da igreja. A imagem é o sinal da presença do invisível, o programa iconográfico está sendo muito bem cuidado, simultaneamente ao estudo e a organização do projeto global da igreja. 

O programa iconográfico de um edifício cristão terá como centro o cristo e seus mistérios na sagrada liturgia. Por exemplo, se a igreja for dedicada a Santa Teresinha, jamais ela será o centro, pois também para a Santa o centro de tudo foi Cristo. Celebramos o MISTÉRIO PASCAL e não Santa Teresinha. 

Sala do Santíssimo

No ambiente do Santíssimo, trabalhamos com três elementos principais para destacar o Tabernáculo. O primeiro foi o painel ripado com os raios, esses mesmos raios são filtrados pelo vitral que recebe o sol da manhã. Assim, Cristo nasce nos nossos corações cada comunhão. O segundo foi a iconografia do anjo em adoração a Cristo e o terceiro é o caminho tortuoso das nossas vidas, representada com um granito vermelho na direção do Salvador.

Sacristia da Igreja Santa Teresinha

Já na sacristia, optamos em trabalhar apenas com marcenaria para organizar todos os paramentos litúrgicos da comunidade da Igreja Santa Teresinha. Na parede esquerda utilizamos uma báscula para guarda dos cálices, patenas e demais paramentos. Ao lado, fizemos um nicho com a imagem de Nossa Senhora. 

Todos os armários remetem a ser um espaço religioso, por isso até os puxadores em cava tiveram essa função. 

O painel de fundo com 04 (quatro) rasgos de 1×1 com fita de LED, representa os 03 (três) pilares da Igreja Católica e o centro que é Cristo, a cruz de Cristo, vencedor da morte.  

O primeiro pilar é a oferenda do sacerdote a Cristo. O segundo pilar é a presença verdadeira de Cristo do pão e no vinho, e o terceiro ponto é o sacrifício de Cristo na cruz, a Santa Missa nos leva ao calvário. Inserimos entre os rasgos as fotos dos nossos pastores que nos conduzem a Cristo: Papa Francisco, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Pároco da comunidade, e no centro a Cruz para nunca nos esquecermos da vitória de Cristo.

Sacristia da Igreja

LIVRO DIGITAL GRÁTIS

Ebook Arquitetura

eBOOK:7 Dicas para Economizar em sua Reforma

Não deixe de fazer a reforma que você tanto gostaria ❤ Saiba algumas formas econômicas de realizar o seu sonho!

Compartilhe

Vou enviar agorinha para seu email!😉

Digite seu nome e email abaixo para receber de graça

Não se preoucupe seus dados estão protegidos!