Um dos principais monumentos do Parque Moscoso Vitória ES é a Concha Acústica que foi inaugurada em 1953, no governo de Jones dos Santos Neves, representando um período de modernização da nossa capital. A Potrich Arquitetura foi conferir esse monumento histórico.
A História
Projetada pelo arquiteto Francisco Bolonha, a concha acústica é duplamente um elemento escultórico e arquitetural, condição obtida pela ênfase plástica que domina sua concepção. Em si, é simbólica proteção de um palco de teatro disposto ao ar livre, modernamente organizado em dois espaços principais, um palco e uma plateia, unidos em planta por um prisma de base trapezoidal.
A concha, propriamente, é uma calota esférica fincada em uma porção do pavimento cercado por um espelho-d’água, e disposta segundo um plano inclinado, com sua face côncava voltada para o palco. A plateia, materializada em uma sequência de bancos sem encosto dispostos em linhas de curvatura crescente, é um convite à assistência em atenta atitude.
A ideia de conjunto é obtida por meio de estratégias de configuração expressas na adoção da curva, e soluções construtivas resultantes do emprego do concreto armado, as quais são unificadas no revestimento realizado por pequenas pastilhas de cerâmica vitrificada na cor branca, para a concha, e nas cores azul, para os bancos. No conjunto, a aparência e a estrutura se encontram em formação de discreto dinâmico equilíbrio.
Ponto de Vista Técnico
O seu funcionamento é altamente interessante. Inspirando-se no desenho do ouvido humano, as ondas sonoras produzidas dentro delas são organizadas através de sua forma, tornando-se mais vívidas e fortes para o público à sua frente.
Do ponto de vista técnico, a propagação do som é realizada pela reverberação do mesmo que, emitido dentro da casca, é direcionado através da conformação côncava em direção aos espectadores. Em outras palavras, ao ser emitido, o som bate na cobertura e pela constituição cuidadosamente calculada, é distribuído à plateia.