A paginação de piso para a comunidade Divino Espírito Santo que faz parte da Paróquia São Francisco de Assis em Jardim da Penha, Vitória ES engloba também a reestruturação da Igreja, com novas salas, ampliação da nave principal, e espaços mais funcionais.
Esse é mais um projeto de Arquitetura Sacra que a Potrich Arquitetura tem o prazer de participar, fazendo a gestão da obra, e junto a ela execução da paginação de piso do local, sala do dízimo e sacristia.
A sacristia se tornou um desafio porque a comunidade precisava colocar o sacrário – Santíssimo apenas para acesso dos ministros nas Missas, no mesmo ambiente. Colocar uma parede maciça na sala diminuiria muito o espaço que foi ampliado para colocação de mais armários para o espaço litúrgico, paramentos e vestes.
O projeto de dois setores com suas respectivas importâncias foi autorizado pelo conselho de Arte Sacra – Mitra Arquidiocesana de Vitória. Isso ocorreu, pois, o Santíssimo localiza-se no pavimento térreo da Igreja, e durante as celebrações é inviável o deslocamento dos ministros até a capela do Santíssimo.
Tipos de Paginação de Piso
Seguimos apresentando as duas propostas da paginação de piso.
No 1° estudo da paginação de piso, utilizamos 12 blocos de 101 x 87cm, que representam os apóstolos de Jesus Cristo. O corredor central da nave, nos direciona para o Altar – Presbitério, para participarmos da atualização do Santo Sacrifício.
Em cada bloco, demarcamos à Cruz de Cristo, que representa a Vitória do filho de Deus sobre a morte e nas extremidades da Cruz representamos as cinco chagas de Jesus.
No 2° estudo da paginação de piso, utilizamos também os 12 blocos de 101 x 87cm, mas no perímetro de cada bloco contemplamos os 4 Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João, representando a unidade com Cristo.
Essa união fizemos com o símbolo do acróstico IXTUS, que significa “peixe”, as letras representavam as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios Sopter” que quer dizer “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”.
Definimos conforto e bem-estar para a sala do dízimo com cores leves e harmoniosas. Destacamos os 7 dons do Espírito Santo que faz referência ao nome da Comunidade e oferecemos para os dizimistas e trabalhadores, uma sala funcional e meditativa.
Outros Espaços da Igreja
Para a sala da sacristia pensamos em materiais mais nobres, tendo como referência a cor dourada. A porta em Veneziana reta é acessada apenas pelos ministros, durante as celebrações.
O sacrário por si só, transmitisse contemplação, por isso, a marcenaria fechada representa a manjedoura de Jesus e a iluminação em fita de Led, rodeando essa marcenaria simboliza que neste local está a luz do mundo.
Feito com madeira freijó, colocamos o símbolo do cordeiro de Deus sob o sacrário e utilizamos o papel de Mica (mistura de diversos minerais que são cristais com mesma composição química), atrás da luz vermelha permanente, realçando a beleza de Jesus no santíssimo sacramento.