O projeto equilibra o estilo discreto dos moradores com uma composição de formas e peças. Um lar fluído, moderno, integrado e com a presença de cores e texturas. Esses foram alguns dos principais pedidos de um jovem casal.
O apartamento, localizado em Praia de Itapoã, Vila Velha/Espírito Santo, tem aproximadamente 100m², e para a realização do projeto de arquitetura de interiores, foi decidido trabalhar com uma base neutra, tons amadeirados, cinza e um toque de azul marinho.
Iniciamos o projeto na sala de jantar integrada com a sala de televisão, onde temos o acesso principal da casa. Próximo ao hall de acesso para os quartos, valorizamos um cantinho esquecido pelos moradores. Projetamos um móvel 3 em 1 para acomodar louças na parte inferior, bandeja de bebidas e uma linda cristaleira iluminada. Toda a marcenaria foi circundada por uma estrutura em madeira Savana Guararapes, da Duratex, para uma perfeita harmonização com a sala de TV.No painel da televisão, utilizamos uma marcenaria com linhas retas e detalhe bisotado na base do rack. Continuamos com esse mesmo detalhe na extensão do móvel, onde destacamos o espaço do vinho.
Os materiais utilizados foram o revestimento de pedra, Urban Mood Brit Frost da Portobello, metalon preto para exposição das garrafas, prateleiras da cor azul petróleo, da Arauco e um lindo detalhe nas portas e gavetas, com a disposição das lâminas de madeira em 45°.
Na parede oposta ao painel de televisão, apoiamos uma divisória vazada, onde retiramos a porta que separava a sala da varanda. Utilizamos madeira Savana Guararapes, da Duratex, e iluminação com spots mini dicróicos. Trabalhamos essa divisória com ripas verticais em diferentes alturas. Além de charmosa, o painel vazado divide de forma suave a integração com a varanda.
Falando em varanda, ela passou por uma pequena reforma. Com aproximadamente 26m² dividimos a mesma em duas partes, uma para integrar-se com a sala de TV, e a outra fazendo parte da suíte do casal.
Optamos por fazer essa separação na varanda, devido o prédio não ter área técnica, e pelo simples fato de que as condensadoras estavam espalhadas no ambiente. Após essa divisão, direcionamos as cinco condensadoras existentes para varanda íntima, no quarto suíte, e disfarçamos os aparelhos com uma estrutura em MDF branco vazado, com portas ripadas em abertura fecho toque.
Na varanda integrada com a sala de televisão, aproveitamos aproximadamente 17m² para adaptar um sofá, com canto americano voltado para o mar, valorizando assim, a linda vista lateral.
Em frente ao espaço do vinho, acrescentamos o “recanto do guerreiro”, com churrasqueira ecológica sem fumaça, cervejeira, e um armário com rodízio. Na parede, utilizamos uma textura de cimento queimado, dia de chuva, da marca Suvinil. E por fim, em atendimento a solicitação dos clientes, adicionamos uma TV de 32 polegadas, para quem estivesse no canto americano.
A reforma se estendeu também ao quarto de casal para que o local pudesse acomodar uma cama King mais confortavelmente. Utilizamos 90cm da varanda para ganho desse espaço.
Acima do painel da cama usamos o revestimento Tavola, marca Portinari. Esse revestimento entra suavemente na linha de sombra do gesso, dando uma impressão de continuidade. Já na parte inferior, utilizamos um painel cinza com a parte central acolchoada.
Com o aumento do quarto, ganhamos um espaço para o espelho. Adicionamos uma poltrona para leitura ao lado do guarda roupa existente, e conseguimos centralizar a cama com o painel de TV.
No banheiro da suíte, os clientes solicitaram acessórios mais escuros, por isso, utilizamos vaso, torneira, cuba e chuveiro na cor preta. Para se adequar com a proposta do banheiro, recorremos a revestimentos escuros, como o Murani da Biancogres usada no piso, e o Porta Santa da mesma marca nas paredes. No detalhe do nicho, destacamos o revestimento Enredo Steel, marca Portinari, juntamente com uma iluminação em fita de Led.
A respeito da marcenaria, o protagonista foi o MDF Beton Matt da Arauco, puxadores facetados na cor preta, e um lindo espelho curvado com estrutura em metalon.
A última etapa foi uma incrível reforma e ampliação na cozinha. Para iniciarmos, retiramos o banheiro de serviço e trabalhamos com um layout mais moderno e funcional em uma ilha com formato em “U”.
Não podíamos integrar a cozinha com a sala de jantar, porque atrás do armário onde temos o cantinho do café, existe um pilar. Com isso, decidimos acrescentar um armário funcional para guardar mantimentos e acessórios de limpeza da casa.
As três paredes sem janela foram revestidas em Onix Bianco, da Biancogres, o piso foi assentado no revestimento Murani branco da mesma marca, e nas bancadas foram utilizadas a pedra quartzito Mont Blanc.
Na parede que se encontra a única abertura com iluminação natural para o ambiente, fizemos uso do cimento queimado, Avenida Expressa da Suvinil e complementamos com uma disposição de três quadros.
Ao conversarmos com os clientes, foi decidido utilizar o microondas próximo a máquina de lavar, embaixo da bancada, por ser um eletrodoméstico pouco utilizado e para deixar o armário superior visualmente limpo.
Na bancada alta para refeições rápidas, destacamos a coifa de ilha e o revestimento Rig Legno, da Biancogres na entrada.
Finalizamos a cozinha com MDF freijó na parte inferior. Puxadores embutidos foram utilizados na marcenaria, e na parte superior, optamos pelo MDF Beton Matt, da Arauco. Toda obra foi pensada por etapas, trabalhando a viabilidade financeira dos clientes.