Esse projeto de Arquietura Comercial se trata de uma Decoração de Lanchonete Pequena. Após uma reforma de dois meses, a Lanchonete Rio Grande, localizada no bairro Safra, BR 101, em Cachoeiro de Itapemirim-ES, ganhou um novo visual. Mais moderno, e acolhedor.
Para dar uma cara nova ao local, foi necessário fazer alterações na planta, para que o espaço pudesse comportar um número maior de clientes. O fluxograma foi mantido, mas as bancadas, revestimentos e marcenarias foram alterados.
Um ponto inicial para essa obra, a pedido do cliente, foi não mexer na paginação de piso. O desafio maior de um espaço comercial, principalmente em uma lanchonete que recebe pessoas do Brasil inteiro é ser uma obra continua, bem planejada e com o cronograma em dia.
O Processo da Reforma
A lanchonete permaneceu funcionando durante a obra, então dividimos a reforma em três etapas. A primeira, com ampliação e readequação do estoque. A proposta inicial foi retirar a bancada de apoio de produtos nos fundos da lanchonete que servia como barreira para os freezers, e direcioná-los a um local restrito aos funcionários.
Com espaço ganho, posicionamos uma parede de vidro para entrada de iluminação natural e optamos em fazer uma bancada em formato L, com bancos fixos.
Devido o fluxo de pessoas ser muito grande, optamos por uma bancada para rápidas refeições, o que sustenta a rotatividade dos clientes nos dias mais movimentados.
Usamos a bancada em granito preto São Gabriel, e logo acima utilizamos um revestimento amadeirado, que traz aconchego ao ambiente. As televisões e uma iluminação mais dinâmica foram muito bem vindas.
Na parte inferior das bancadas até o caixa, utilizamos um porcelanato em cimento queimado, compondo assim, um ambiente mais moderno e sofisticado.
Segunda Etapa da Reforma
Na segunda etapa do projeto de decoração de lanchonete pequena, fizemos a retirada dos armários antigos para substituição da nova marcenaria, e decidimos colocar um porcelanato sobre a bancada com formas geométricas, que faz referência ao granito e o cimento queimado. Colocamos uma geladeira para comportar o restante das bebidas, e pensando na mobilidade do ambiente, ao lado dessa geladeira, abrimos um acesso ao depósito já que sem esse acesso os funcionários tinham que passar por dentro da cozinha.
Na terceira e última etapa, fizemos as instalações das vitrines, para bolos, salgados e refrigerantes. Optamos por mesas quadradas que ajudam na rotina do estabelecimento, uma vez que podem ser juntadas para atender famílias grandes.
O layout foi fundamental para que o espaço ficasse harmônico e prático para a vida diária. A circulação fluida, sem interferências foi um dos pontos principais, por isso, preferimos embutir as lixeiras.
Após a reforma o cliente afirma que o espaço ficou mais agradável e funcional para trabalhar, agilizando as tarefas do dia e proporcionando maior conforto aos seus clientes.