Passou o tempo em que a cozinha ocupava uma posição mais reservada e escondida no projeto. No passado, a cozinha era pensada apenas como um ambiente para preparar os alimentos, mas hoje, tudo isso mudou.
A cozinha alçou o protagonismo como um dos principais ambientes da casa.
Com isso, surgiram vários estilos para agradar cada tipo de público, mas o que não deixou de ser relevante, foi a funcionalidade dentro desse espaço. A cozinha funciona como um triângulo, composta por armazenagem, lavagem dos alimentos e cocção.
Por isso, a cozinha projetada segue essa funcionalidade em forma de ‘U’. Na entrada de serviço ao lado da geladeira temos o espaço de armazenagem dos alimentos refrigerados e um cesto de inox para verduras e legumes.
Depois, a área de lavagem dos alimentos, juntamente com auxilio de uma máquina de lavar louças e adiante o fogão por indução. O raio de trabalho dentro desse ambiente ficou confortável para que não ocorra nenhum acidente doméstico.
Vantagens de uma cozinha funcional
A ideia é fazer com que o ambiente seja funcional com racionalidade. Assim, os elementos devem ser escolhidos de forma a complementar o espaço, mantendo a organização, economia e praticidade.
Manter cada item em seu devido lugar facilita as atividades diárias e ajuda a descartar objetos que não são mais utilizados. Dessa forma, além de aumentar o controle da quantidade de alimentos, ganha-se tempo com a organização, pois tudo fica mais fácil de encontrar. Outra dica é colocar os objetos mais utilizados ao alcance das mãos e dos olhos.
A bancada alta dentro desse espaço tem a função de receber refeições rápidas no dia-a-dia e a preparação dos alimentos. Atrás dessa bancada integrada com a cozinha, temos a sala de jantar, onde optamos por uma mesa redonda para evitar quinas, pois a localização da mesa também é um local de passagem.
A cristaleira foi um pedido especial da cliente. Com uma consultoria 100% personalizada e online optamos em colocar um vidro bronze para que as taças sejam destacadas como forma de chamar atenção dos visitantes. Logo a baixo, optamos em colocar gavetas e portas de abrir para um louceiro.
O que evitar dentro da cozinha
Fique atento à distância entre os principais elementos da cozinha, que são a geladeira, o fogão e a pia. O acesso entre eles deve ser facilitado, pois é muito perigoso atravessar a cozinha com uma travessa quente nas mãos, por exemplo.
A iluminação é um item de extrema importância. Não se esqueça de iluminar espaços como bancadas e pias, principalmente se elas ficarem abaixo de armários que causam sombra. Uma dica é utilizar spots que, além de decorarem o ambiente, são extremamente funcionais.
Outro fator que deve ser bem observado é o tamanho dos elementos da cozinha. Imagina uma cozinha pequena com uma pia enorme. Vai faltar espaço para a eletrodomésticos, correto? Por isso, os elementos devem ser proporcionais ao tamanho da cozinha para que haja harmonia, beleza e funcionalidade.
Planejar uma cozinha funcional pode parecer complicado. Mas, seguindo essas dicas, você certamente não vai errar e com certeza, vai facilitar o seu dia-a-dia!