Conheça a construção da Igreja Nossa Senhora da Aparecida que está localizada em Meaípe, distrito de Guarapari-ES. O projeto de Arquitetura Sacra foi idealizado pelo Pároco da época, Pe. Jairo Souza, e junto com a comunidade foi planejada a reforma e ampliação. Atualmente a comunidade está comportando 70 (setenta) pessoas sentadas, e após sua conclusão, passará a receber 206 (duzentos e seis) fiéis sentados de maneira confortável.
Toda estruturação e fundação está sendo desenvolvida ao redor da atual construção, e no momento em que a fase externa estiver concluída, realizaremos a demolição da antiga Igreja.
Devido a ampliação, tivemos a necessidade de utilizar grande parte do terreno, e com isso, aproveitar de maneira mais adequada o afastamento lateral, consequentemente, não podendo abrir janelas devido às normas vigentes dos órgãos competentes.
Com tudo, na outra lateral da Igreja, optamos em colocar grandes janelões, valorizando assim, a iluminação natural e a ventilação do ambiente.
Um ponto positivo a isso, foi que devido aos janelões obtivemos o recurso de utilizar a parte lateral da Igreja para situarmos os bancos, sendo que a assembleia terá total visibilidade e participação da Santa Missa.
Em se tratando ainda do afastamento lateral, a parede servirá com barreira, visando a proteção da Igreja dos fortes ventos que predominam na região na estação do intenso verão, não invada tão fortemente o espaço interno.
O Presbitério
O presbitério que será construído, terá aproximadamente 25m², garantindo na hora da celebração um espaço mais amplo para locomoção dos celebrantes, e principalmente nas celebrações solenes, onde devemos fazer isenção. Por fim, a parede em posição posterior do altar, foi elaborada de maneira circular de forma a abraçar os fiéis.
Levamos também em consideração, a elevação do presbitério com 03 (três) patamares, sendo o segundo patamar mais largo (60cm) para facilitar celebrações de casamentos. Atrás do presbitério, está localizado na parte direita a sacristia, e na parte esquerda, a capela do Santíssimo.
Enfatizamos a pia na sacristia, pois sua função é a higienização e apoio para os paramentos litúrgicos. Tivemos o zelo em pensar todos os detalhes, e canalizamos a tubulação da pia para o jardim localizado à frente da Igreja.
Na doutrina Católica compreendemos que o pão e o vinho que se tornam o Corpo e Sangue de Cristo, não podem ser dispensados na rede pluvial de esgoto sanitário, e sim, num local onde existe vida. Neste sentido, toda água utilizada nessa pia, tem como destino o jardim da Igreja.
Fachada da Igreja
Na fachada procedemos da seguinte maneira: utilizamos o afastamento frontal levando adiante a frente da Igreja até mais próximo da calçada, fazendo a retirada dos muros existentes. Sendo assim, não existe barreiras para que os fiéis possam adentrar ao Templo Sagrado.
Foram propostas duas torres, sendo a maior dessas torres para colocação do crucifixo onde as pessoas conseguem ter a visibilidade da rodovia do sol. A passagem de acessibilidade para cadeirante ficou no pátio lateral da Igreja que dão acesso aos grandes janelões.
A previsão de término da obra está prevista para próxima festa de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro de 2020, e por isso estaremos fazendo um antes e depois desse lindo projeto.