As casas antigas são bem procuradas por quem busca mais espaço, pois imóveis mais antigos costumam ter cômodos maiores, pé direito mais alto e janelas grandes para melhor circulação de ar. Tudo isso possibilita colocar em prática ótimas ideias de decoração com a reforma.
Residência localizada em Iconha, estado do Espírito Santo, possui essas características. Uma casa ampla com janelas grandes e vidros coloridos que proporcionam ao espaço uma boa ventilação cruzada. Entretanto, para reformar uma casa antiga, quanto para decorar, é preciso, antes, ter um bom planejamento e ter certeza de quanto você pode investir na reforma.
A primeira etapa do projeto foi reformar a parte social da casa, pavimento térreo, que acomoda sala de estar/tv, dois quartos, um banheiro, cozinha e área de serviço.
O pontapé inicial foi descrito pelos clientes: reformar, modernizar, mas manter as características externas padrão. Por isso, mantivemos todas as janelas existentes da casa e utilizamos esquadrias de vidro comum em uma área de acréscimo no pavimento térreo – a garagem que foi adaptada para receber um espaço gourmet ao lado na cozinha e de frente para a piscina.
Na entrada principal da casa, projetamos um hall de acesso para acomodar um aparador com gavetas, um espelho com moldura em metalon e um painel vazado da marca Mentha, para diminuir a visibilidade da lateral do piano. Ousamos em colocar um vinílico amadeirado no centro do rasgo de iluminação, para criar um ambiente mais acolhedor e atrativo.
Logo após o hall de acesso, utilizamos o espaço por trás do sofá para acomodar o piano, e complementamos o espaço com prateleiras, adornos e uma iluminação indireta com arandelas.
O ambiente se complementa com uma sala de estar e um espaço para TV. Devido termos um pilar no meio desses dois ambientes, resolvemos revesti-lo em madeira e criar mais dois pilares com a intenção de obter um jogo de luzes.
Os clientes apreciam uma boa leitura, e um dos pedidos foi um espaço destacando os livros. Por isso, criamos uma estante com estilo americano, que deixa os livros em exposição e de fácil acesso.
Na proposta do painel de TV, utilizamos um detalhe ripado vertical em madeira, e no centro utilizamos uma estrutura em drywall sobreposta, para assentar o porcelanato onix bianco da marca Biancogres. No local do rack, utilizamos uma marcenaria na cor branco diamante da Duratex, com quatro gavetas e um espaço para dois puffs.
Na cozinha resolvemos retirar a janela existente e colocar uma janela basculante com abertura para piscina. Na porta comum em madeira, ao lado esquerdo da geladeira, temos o acesso para área de serviço. Ao lado direito, uma porta em marcenaria com puxador vertical preto, dando acesso à despensa oculta.
O layout da cozinha foi todo pensado para valorizar o espaço da piscina, por isso a bancada de refeições rápidas fica de costas para a mesa de jantar, porém, de frente para o local do jardim e piscina. Os clientes optaram em fazer uma bancada alta (passa pratos), para que pudessem criar um espaço separado da preparação dos alimentos – cocção.
No espaço de jantar utilizamos um aparador em concreto polido, e na parte superior, acrescentamos um ripado em madeira encaixando-o no rasgo com iluminação no teto.
O espaço gourmet foi o único local acrescido na casa – era uma garagem inutilizada, o qual ampliamos e integramos com a cozinha. Por isso, colocamos esquadrias mais modernas para marcar o ambiente mais novo da casa.
Residência com aspecto charmoso, acolhedor e moderno, decidimos colocar poltronas espalhadas pelo espaço, uma bancada em ilha, e um sistema de TV deslizante que pode ser direcionado para os lados que possui giro de 360°.
No espaço da churrasqueira, decidiu-se colocar pia, armários e uma geladeira. Como este local não será utilizado com muita frequência, utilizamos um sistema de portas deslizantes que podem ser recuadas para lateral, assim, conseguimos manter fechado caso não seja utilizado.